top of page
Buscar

A Biblioteca da FUNDIFRAN e o incentivo ao acesso ao livro e a leitura


Nas margens do Rio São Francisco, Oeste da Bahia, existe um acervo literário que tem contribuído com as comunidades atendidas pela FUNDIFRAN, desde a sua fundação há quase 5 décadas e tem potencial para contribuir muito mais. É uma Biblioteca que se destaca como um importante farol de conhecimento e cultura sobre a questão agrária e direitos humanos em geral, desempenhando um papel fundamental no incentivo ao acesso ao livro e à leitura na região.

Localizada em Ibotirama, Território Velho Chico, Bahia, a Biblioteca da FUNDIFRAN representa mais uma importante semente no contexto cultural do sertão nordestino. Em uma região onde ainda as dificuldades socioeconômicas muitas vezes limitam o acesso à educação e à cultura, este espaço se destaca como ponto de apoio para educadores(as), pesquisadores(as), estudantes e agentes culturais em geral, um refúgio para aqueles que buscam informação e conhecimento sobre diversas temáticas.

A importância da Biblioteca vai muito além de suas prateleiras repletas de livros. Ela desempenha um papel crucial no incentivo ao acesso à leitura. Com uma coleção singular e diversificada de livros, a biblioteca tem condição de atender a diferentes faixas etárias e interesses, de forma gratuita, tornando-a acessível a todas as camadas da população, principalmente de comunidades rurais atendidas pelos projetos da instituição.

Há de destacar que a contribuição de Cléber Eduão, poeta e agente cultural, colaborador da FUNDIFRAN nos últimos vinte anos, vem fortalecendo os projetos para publicação de livros e folhetos voltados para a Literatura de Cordel, potencializando o acervo poético da Biblioteca e o desenvolvimento de atividades formativas itinerantes, beneficiando dezenas de comunidades culturais, a partir da realização de palestras, oficinas e recitais poéticos em escolas e pontos de leitura. Essas iniciativas têm ajudado a fortalecer a Literatura de Cordel através da publicação de três edições da Antologia Poética de Cordelistas do Velho Chico e a distribuição gratuita de quase 3000 livros para estudantes e educadores(as), criando uma comunidade leitora ativa.

Distribuição de livros em oficinas com educadores(as)


A Biblioteca da FUNDIFRAN, voltada principalmente para o acervo de cordel, tem impactado positivamente nas comunidades, servindo, principalmente como base de apoio ao trabalho de agentes culturais e colaboradores(as) da instituição, tais como Isabel de Jesus e Cléber Eduão.

O acervo da FUNDIFRAN já serviu bastante para pesquisas acadêmicas e de estudantes de escolas do município e região, o que, a partir do avanço das tecnologias de informática, tem afastado o público gradativamente. As atividades itinerantes voltadas para oficinas de literatura nas comunidades rurais tem sido uma estratégia para levar o livro e a poesia até os(as) interessados(as) e enfrentar os desafios da contemporaneidade.

Para Cléber Eduão, agente cultural que já realizou mais de 50 oficinas e palestras sobre Leitura e Introdução ao Cordel, a Biblioteca da FUNDIFRAN tem sido sua segunda casa e é muito mais do que um local onde os livros são guardados. Desde a realização da primeira edição da Semana dos Cordelistas, ela tem sido levada até as comunidades, com atividades formativas e distribuição de livros. Ao incentivar o acesso ao livro e à leitura, a FUNDIFRAN está desempenhando um papel fundamental na promoção da educação, da cultura e do desenvolvimento sociocultural dos estudantes e educadores(as). É um testemunho da capacidade transformadora da literatura e da dedicação de uma instituição social em busca do desenvolvimento integral. Nesse espaço literário, as páginas dos livros se tornam portas para um mundo de possibilidades, inspirando gerações presentes e futuras a sonhar e aprender.


Oficina de Introdução à Literatura de Cordel, Escola Família Agrícola de Riacho de Santana - BA

bottom of page