top of page
Buscar

A FUNDIFRAN REALIZOU COM SUCESSO A AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO DE ATER - BACIA DO RIO GRANDE

Nesse último dia 27 de abril de 2022 foi realizada a avaliação final do projeto de ATER Sustentabilidade, Contrato 08/2017, Lote 05 – Bacia do Rio Grande, Chamada Pública 001/2016, celebrado entre FUNDIFRAN e BAHIATER/SDR. O projeto em questão foi executado na Bacia do Rio Grande, no período de 2017 a início de 2022, beneficiando os municípios de Baianópolis, São Desidério, Riachão das Neves e Barreiras, 24 comunidades, 720 famílias, sendo 37,4% mulheres e 12,8% de jovens.



O encontro de avaliação foi um importante momento de reflexão e aprendizagem e aconteceu no município de Baianópolis, evento coordenado pela assessora pedagógica Isabel de Jesus Souza.

Dermeval Gervásio de Oliveira, Diretor Operacional e Preposto do Projeto pontuou os principais desafios e avanços gerais, ressaltando também o papel que a FUNDIFRAN vem desenvolvendo na região. Na ocasião foi dado um destaque para a importância das Chamadas Públicas de ATER para a entidade, as quais tem sido uma ferramenta para que a instituição dê prosseguimento a sua missão junto aos agricultores familiares camponeses na Bacia do Rio Grande e nos territórios vizinhos.

O Coordenador Técnico, Ivanildo de Souza Corte, evidenciou os principais resultados dos trabalhos, destacando as visitas técnicas com orientações que impulsionaram a produção agroecológica; os cursos realizados nas comunidades que motivaram a inovações nas unidades produtivas famílias e no surgimento de grupos produtivos resultando nas feiras agroecológicas e ainda o acesso às políticas públicas a partir da assistência técnica.

O momento de avaliação foi dinâmico e emocionante, contou com os depoimentos das agricultoras e agricultores familiares presentes, representando diversas comunidades beneficiadas. As falas dos/as agricultores/as foram sucedidas pelos depoimentos dos/as técnicos/as que os acompanharam em seus respectivos municípios, relatando as principais atividades desenvolvidas nas unidades produtivas familiares e comunidades.

Os parceiros tiveram também a oportunidade de falar e indicar resultados da intervenção da FUNDIFRAN. Estiveram presentes no encontro as representações da BAHIATER/SETAF, BNB, Secretaria Municipal de Agricultura de Riachão das Neves, Cresol, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baianópolis, Secretaria Municipal de Agricultura de Baianópolis, Secretaria de Cultura de Baianópolis, Secretaria de Comunicações, CRAS e Sala do empreendedor, Associação dos Agricultores Familiares de Várzea (Baianópolis), Associação Comunitária dos Agricultores Familiares de Tabua (Baianópolis) e Associação Comunitária de Samambaia (São Desidério).


Em avaliação da FUNDIFRAN, para um bom desenvolvimento da Assistência Técnica, torna-se necessário reconhecer que:
• As parcerias são indispensáveis nesse processo;
• A ATER promove evolução nas unidades produtivas familiares;
• Nos primeiros anos a ATER alicerça e os resultados são maiores depois;
• A ATER não deve ser interrompida;
• O acesso a políticas públicas deverá ser prioridade na ATER;
• A produção em sistemas de base agroecológica é possível;
• As feiras agroecológicas são possíveis, uma realidade local;
• A certificação orgânica da produção é mais uma possibilidade de crescimento para a agricultura familiar.

O encerramento e agradecimentos finais ficaram por conta de Carlos Augusto Araújo, representante da BAHIATER/SDR, o qual enalteceu a importância da Assistência Técnica aos Agricultores Familiares no território e na Bahia, que tem contribuído bastante para a produção de alimentos saudáveis e melhoria na qualidade de vida da população.




Diretor operacional: Dermeval Gervásio de Oliveira

Equipe técnica: Ivanildo Corte, Isabel de Jesus, Orlando Rosa, José Raimundo Silva, Dlwan Sampaio, Daiane Guedes, Maísa Barreto e Miriam Gomes.


#agriculturafamiliar#agroecologia#fundifran

bottom of page