O TERRITÓRIO VELHO CHICO FAZ PARTE DO PROGRAMA PAS-NORDESTE
- Equipe FUNDIFRAN
- 25 de jan.
- 2 min de leitura

No dia 23 de janeiro de 2025, a cidade de Ibotirama sediou a Oficina Territorial promovida pelo Território Velho Chico. O encontro reuniu representantes da sociedade civil e do poder público de dez municípios que compõem o território, destacando o compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e cultural da região.
A Oficina foi conduzida por Leninha e Rafael, da CET em Movimento (Associação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia) e contou com o apoio da Coordenação Executiva (CE), da SEPLAN (ADT) e do CODETER-VC, o qual teve o papel de organizar a mobilização e a logística local. Durante o evento, foram apresentados dois importantes projetos: o "Territórios em Movimento", voltado ao fortalecimento da atuação territorial, e o "PAS NORDESTE - Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis nos Territórios do Nordeste do Brasil". Este último é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, em parceria com o Governo da Bahia, e inclui o Território Velho Chico como uma das áreas prioritárias.
Apesar de desafios enfrentados nos últimos anos, como o refluxo nas reuniões regulares, o Território Velho Chico nunca interrompeu suas ações. Esse esforço constante resultou em importantes avanços, como a execução de projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), o Fortalecimento da Agricultura Familiar e a valorização das políticas culturais com apoio dos Governos Estadual e Federal. Destaque para atuação da Câmara Técnica de Cultura no monitoramento da execução da Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc
A Oficina Territorial também reforçou a necessidade de ampliar e consolidar políticas públicas que beneficiem todos os demais setores sociais e produtivos do território. Foram discutidos encaminhamentos estratégicos para integrar ações e promover maior participação das comunidades locais.
Com iniciativas como essas, o Território Velho Chico reafirma seu compromisso com a construção de um futuro mais sustentável, com foco na segurança alimentar e na valorização da diversidade cultural da região. A Oficina Territorial de Ibotirama foi um marco para o planejamento de novas ações em prol do desenvolvimento e da inclusão social.


Comments