O TRABALHO DE ATER DA FUNDIFRAN É RECONHECIDO NO III ENCONTRO ESTADUAL DE MULHERES RURAIS (SALVADOR)
- Equipe FUNDIFRAN
- 30 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de jan. de 2019
A equipe da FUNDIFRAN participou do III Encontro Estadual de Mulheres Rurais, realizado nos dias 25 e 26 de novembro de 2018, na ocasião da 9ª Feira Estadual da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Salvador. Nesse encontro três experiências exitosas foram selecionadas como referência de organização, comercialização e geração de renda de grupos de mulheres, dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. O Grupo de Mulheres da comunidade de Bebedouro, município de Baianópolis, território Bacia do Rio Grande/Bioma Cerrado, foi selecionado, e a Sr.ª Azenilda Maria de Souza apresentou a experiência de produção de derivados da mandioca, desenvolvida com apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizada pela FUNDIFRAN, por meio do contrato 08/2016 com a BAHIATER/SDR.

Azenilda recebe a premiação das mãos de Maria Fernanda Coelho, Ex-secretária Executiva do MDA e ex-presidente da Caixa Econômica Federal ao lado da Diretora-superintendente da BAHIATER, Célia Watanabe e da Assessora Pedagógica da FUNDIFRAN do Núcleo Velho Chico, Claudineia Santana.
Dentre as diversas experiências exitosas desenvolvidas com a assessoria da FUNDIFRAN, foram inscritas no evento 04 experiências do Bioma Caatinga. Uma delas relacionada a um trabalho de Manipulação dos Produtos das Abelhas, da rede de cosméticos, grupo de cosmetologia de mulheres da AAPIVARG, compondo as comunidades de Cocal, Novo Horizonte e Alvorada, em Brotas de Macaúbas, atendidas pelo Projeto Bahia Produtiva, Edital 003/2015. Outras três experiências atendidas pelo núcleo Velho Chico, via contrato 048/2015: - Cultivo de Hortaliças e Produção de Doces da Agrovila 13 e 22 em Serra do Ramalho e o Cultivo de Hortaliças da comunidade de Quixaba em Sítio do Mato.

As duas experiências atendidas no Bioma Cerrado, núcleo Bacia do Rio Corrente, via contrato 052/15, estão relacionadas a produção de Hortaliças em Formato de Sistema Pais, da comunidade Molho e Laranjinha, em Coribe; e produção de Derivados de Mandioca na comunidade de Redondo, em Santana. Vale destacar outras experiências da Bacia do Rio Grande, tais como: Produção de Doces e Geleias da comunidade de Riachão do Pintor/Boa Vida - Riachão das Neves; Produção de Doces e Geleias da comunidade de Gameleira - Barreiras; e produção dos Derivados da Mandioca da comunidade de Bebedouro – Baianópolis.
Com o esforço coletivo das comunidades e da equipe técnica da FUNDIFRAN/BAHIATER/CAR, com apoio dos parceiros locais, os grupos estão garantindo o crescimento e a ampliação dos seus horizontes. Um exemplo prático é o grupo de Mulheres Unidas da comunidade de Bebedouro / Baianópolis, reconhecido e certificado como uma experiência exitosa na produção de derivados da mandioca.

“Maravilhoso participar de um evento na grandeza desse encontro, onde cada mulher traz sua luta, para somar a de tantas outras, e que muitas outras possam despertar para a luta. E que possam participar mais e mais das próximas edições. Uma sobe e puxa a outra em busca da autonomia da mulher rural!”. (Gislane Bastos, do núcleo Bacia do Rio Corrente)

“O Encontro de Mulheres, dentro da FEBAFES, representou um momento de diálogo sobre as questões inerentes a vida da mulher no campo. Possibilitou-me enquanto técnica de ATER, repensar a minha pratica, rever meus conceitos e atentar para as necessidades da luta feminina e feminista sobre várias perspectivas. Acredito que tanto as técnicas de ATER, quanto as agricultoras familiares participantes, não saíram de lá da mesma forma que chegaram. Quando estamos em meio a tantas como nós, com suas dores, suas lutas, seus anseios... refletimos sobre nossa vida e a contribuição que devemos dar para termos uma sociedade melhor para todas. Uma frase marcou durante o encontro: ´não soltemos as mãos uma das outras, até que todas sejamos livres´” (Claudineia Santana, Assessora Pedagógica, ATER/FUNDIFRAN).

Mulheres dos Territórios Velho Chico e Bacia do Rio Corrente, presentes na FEBAFES.
Komentar