PROJETO SEMANA DOS(AS) POETAS CORDELISTAS DO VELHO CHICO
- Equipe FUNDIFRAN
- 22 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jul. de 2024
A primeira edição do projeto “Semana dos(as) Cordelistas do Velho Chico” foi realizada pela Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (FUNDIFRAN), sob a coordenação geral do músico, poeta e educador Cléber Eduão. As atividades aconteceram entre os meses de agosto de 2011 a setembro de 2012.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo projeto, destacam-se: a) reuniões de planejamento; b) pesquisa/mapeamento dos poetas cordelistas; c) oficinas de literatura de cordel e debates pedagógicos com educadores dos 16 municípios do Velho Chico; d) oficinas de literatura de cordel em 30 comunidades; e) palestras sobre literatura de cordel e cultura popular; f) apresentações de poetas; g) entrega de cópias dos produtos culturais do Projeto para as comunidades beneficiadas e outras instituições educacionais; h) exposição e comercialização de cordéis na noite de encerramento; i) publicação de 1000 cópias da 1ª Antologia dos Poetas Cordelistas.

Realização de Oficinas nas Comunidades

Realização de Palestras e Lançamento da Antologia dos Poetas Cordelistas
A Antologia Poética foi um dos produtos da 1ª edição do projeto. O Capítulo I resultou do mapeamento realizado nos municípios de Barra, Morpará, Brotas de Macaúbas, Ibotirama, Oliveira dos Brejinhos, Muquém do São Francisco, Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Matina, Riacho de Santana, Sitio do Mato, Serra do Ramalho, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha. Poetas convidados dos municípios de Morro do Chapéu, Irecê, São Gabriel, Barreiras, Monte Santo, Urandi, Brumado, Anagé, Antônio Cardoso e Iguaraci compreendem o Capítulo II. As oficinas de literatura de cordel tiveram como resultado vários cordéis que também estão contidos no Capítulo III. Informações sobre os(as) cordelistas estão no Capítulo IV.

Antologia Poética dos Cordelistas do Velho Chico (Ano I)
O público presente nas oficinas para multiplicadores foram 30 educadores/as, representando 30 comunidades de municípios do Velho Chico. O público presente nas oficinas foi formado por jovens e adultos, numa média de 15 pessoas por oficina, perfazendo um total de 450 participantes. O evento de culminância contou com a presença de mais de 30 poetas/cantadores e com um público aproximado de 400 estudantes nas palestras e 1000 participantes na noite/feira cultural. A primeira edição do Projeto “Semana dos Cordelistas” foi selecionada no edital BNB Cultural 2011–Parceria BNDES.

Mostra Cultural de lançamento da Antologia (Ano I – 2012)
A segunda edição da Semana dos(as) Cordelistas foi realizada com apoio do Edital “Culturas Populares – Edição Teixeirinha 2019” e a terceira edição com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em 2021 (CBHRSF/CCR). Dentre as principais ações do projeto, destaques para: atualização de mapeamento dos(as) poetas Cordelistas do Vale do São Francisco; mostra de poetas; realização de feira do cordel; fortalecimento da rede de poetas cordelistas do Velho Chico; realização de oficinas em comunidades rurais, quilombolas, indígenas e da reforma agrária e publicação da Antologia Poética de Cordelistas do Velho Chico. A Semana dos(as) Cordelistas e de outros projetos culturais da instituição depende do apoio de editais públicos e de parcerias com entidades da região.

Antologia Poética - 3a edição (2023)
Capa: Pita Paiva
Commenti