REALIZADA COM SUCESSO OFICINA MACROTERRITORIAL DE NIVELAMENTO TÉCNICO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA CHAMADA PÚBLICA ATER BIOMAS
- Equipe FUNDIFRAN
- 6 de set. de 2024
- 5 min de leitura
Nos dias 29 e 30 de agosto, no Hotel Serra do Rio em Ibotirama, as equipes dos Projetos ATER Biomas Caatinga e Cerrado da FUNDIFRAN e as entidades parceiras IDRAM e FETRAF participaram da Oficina Macroterritorial de Nivelamento Técnico, Monitoramento e Avaliação, promovida pela BAHIATER/SDR, mediada por Dário Nunes, Célia Tavares, Rejane Andrade, Conceição Dias, Samilla Santos. A Oficina teve como objetivo refletir sobre os dados e os procedimentos na execução física e financeira dos contratos de ATER, com vistas a assegurar a qualidade e a quantidade dos serviços dos contratados para o período, bem como monitorar e avaliar os resultados alcançados, considerando as metas preestabelecidas no Edital ATER Biomas.

A "Oficina Macroterritorial de Nivelamento Técnico, Monitoramento e Avaliação" é uma atividade de suma importância no contexto do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural prevista em contrato, especialmente para o acompanhamento e avaliação da execução dos projetos. Programada para ocorrer aproximadamente no segundo ano e também ao final da execução do contrato, essa Oficina visa garantir que as equipes técnicas e gestores(as) envolvidos tenham um nivelamento adequado quanto aos procedimentos técnicos e metodológicos aplicados. Além disso, ela oferece um espaço crucial para monitorar e avaliar o progresso das ações desenvolvidas ao longo do projeto.

Taciana Carvalho - Diretora Financeira da FUNDIFRAN
“A importância dessa atividade reside no fato de que o monitoramento e a avaliação são fundamentais para ajustar o andamento dos projetos, assegurando que as metas e os resultados esperados sejam alcançados de maneira eficiente. Essas oficinas proporcionam um espaço de discussão e revisão das práticas adotadas, análise de indicadores e troca de experiências entre os envolvidos, o que possibilita identificar desafios e implementar melhorias ao longo do processo. Assim, garante-se não só a eficácia na execução dos planos, mas também a transparência e responsabilidade na gestão dos recursos e das ações voltadas ao desenvolvimento rural”, destacou Dermeval Oliveira, Diretor-Presidente da FUNDIFRAN.
Para Dário Nunes, Coordenador Técnico de Formação da BAHIATER/SDR, a Oficina foi um momento fundamental para o processo de acompanhamento da ATER: “Essa atividade foi muito importante para a Assistência Técnica de Extensão Rural da região, com a BAHIATER, extensionistas e agricultores reunidos para avaliar os trabalhos desenvolvidos através do edital ATER Biomas. A abordagem territorial incorporada no edital permite respeitar a diversidade social, econômica, cultural e ambiental dos territórios. No segundo ano de execução do contrato, o monitoramento mostrou a satisfação dos agricultores com os serviços prestados. O trabalho tem aproximado as políticas públicas das famílias, melhorando suas condições econômicas e sociais, refletindo nos dados do sistema (...) O trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e pela BAHIATER, em parceria com as entidades, tem mostrado evolução significativa nas unidades produtivas familiares. Esse acompanhamento próximo tem garantido que as políticas públicas cheguem efetivamente às famílias, refletindo na melhoria das suas condições de vida. Com dedicação e zelo, o governo da Bahia tem conduzido a ATER como uma referência nacional, garantindo que os frutos planejados no projeto sejam colhidos, reforçando o impacto positivo da Assistência Técnica no campo."

Dário Nunes (BAHIATER/SDR)
Vale destacar a presença de agricultores e agricultoras beneficiários(as) na participação efetiva dessa Oficina, os(as) quais puderam dialogar diretamente com as entidades e a BAHIATER e ainda participaram de um intercâmbio no Assentamento Manoel Dias, em Muquém do São Francisco, BA.
INTERCÂMBIO NO ASSENTAMENTO MANOEL EM MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO
Durante a programação da Oficina Macroterritorial de Nivelamento Técnico, Monitoramento e Avaliação, os agricultores e agricultoras convidados(as) fizeram uma visita de intercâmbio ao Assentamento Manoel Dias, em Muquém do São Francisco. Na Biblioteca e Ponto de Leitura do Assentamento (Campo do Saber) puderam conhecer a história do assentamento, os principais projetos e experiências da associação; visitaram também o Colégio Municipal Manoel Dias, a Unidade de Beneficiamento Joca Sabores e as propriedades de Luzinete Ramos Chagas e Neide Crisóstomo de Oliveira.

O intercâmbio foi uma experiência enriquecedora para o fortalecimento do trabalho coletivo e para a produção de hortaliças, frutíferas, bem como a fabricação de bolos e pães que são produzidas para o consumo das famílias e para o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos
DEPOIMENTOS DOS(AS) PARTICIPANTES DA OFICINA E INTERCÂMBIO
"A Oficina Macroterritorial de Nivelamento Técnico e Metodológico contribuiu no compartilhamento de experiências vivenciadas pelas equipes técnicas nos diferentes territórios. Pudemos perceber a necessidade de ajustes no Projeto de Assistência Técnica, adequando-o às realidades das famílias atendidas. A troca de conhecimentos, como a produção sem agrotóxicos foi um ponto alto. O trabalho foi conduzido de forma respeitosa, promovendo diálogo e potencializando esforços." (Isabel de Jesus Souza, Assessora Pedagógica ATER Bioma Cerrado FUNDIFRAN)
"A oficina em Ibotirama organizada pela FUNDIFRAN foi proveitosa para técnicos e beneficiários, esclarecendo dúvidas sobre o projeto e permitindo o compartilhamento de experiências entre diferentes entidades. A visita ao assentamento Manoel Dias mostrou o potencial produtivo da comunidade. Apesar de alguns temas repetidos, o evento contribuiu para o realinhamento das atividades. Saímos unidos e capacitados para desenvolver a Assistência Técnica na Bahia." (Dinny Macêdo – Técnica de Campo do Projeto ATER Biomas Caatinga FUNDIFRAN)
"A Oficina Macroterritorial de Nivelamento Técnico proporcionou diálogo sobre os desafios de ATER e esclareceu dúvidas sobre ferramentas como Coletum e Power BI. Foi um momento importante para reforçar o cumprimento das metas do projeto. A participação dos agricultores foi um ponto alto, com depoimentos que confirmaram a satisfação com as visitas de campo. Apesar dos desafios, estamos colhendo os frutos dos serviços prestados." (Daiane Montalvão Guedes – Técnica de Campo do Projeto ATER Biomas Cerrado FUNDIFRAN)

Isabel de Jesus

"Sou muito grata pela oportunidade que o Projeto ATER Biomas me proporcionou com essa viagem. Foi uma experiência enriquecedora, especialmente por ter mostrado meus próprios produtos, como a cocada e o doce de caju, que foram bem recebidos. Visitar o Assentamento de Manoel Dias foi marcante, uma lição de luta e determinação que me inspirou a continuar batalhando pela minha comunidade. Voltei com mais vontade de compartilhar conhecimento. Ver o reconhecimento dos meus produtos me deixou esperançosa e motivada a investir ainda mais." (Naltide Soares de Souza – Comunidade Agrovila 12, Serra do Ramalho – BA)

"A assistência da FUNDIFRAN tem sido muito boa, sempre nos orientando sobre a documentação necessária para acessar as políticas públicas. Com o apoio técnico, conseguimos atualizar a documentação da associação, o que foi um grande avanço. Conheci vários parceiros ao longo do tempo, e acredito que a assistência técnica só tende a melhorar, levando cada vez mais informações às comunidades. Espero que continuem aprimorando esse trabalho tão importante." (Tais Souza dos Santos – Comunidade Quixaba, Sitio do Mato – BA)
Comments