top of page
Buscar

Seminário 50 anos FUNDIFRAN: Culminância das Atividades em Homenagem ao Cinquentenário da Fundação

No dia 7 de outubro de 2023, a Fundação de Desenvolvimento Integrado na Bacia do São Francisco (FUNDIFRAN) realizou em Ibotirama, Bahia, o Seminário em homenagem aos 50 anos da instituição. A atividade aconteceu no Auditório do Hotel Serra do Rio e teve como intuito a celebração dos seus 50 anos de lutas e conquistas na região do Médio São Francisco, contando com as participações de 150 representações, entre ex-diretores/as, ex-técnicos/as, agricultores/as familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, entidades sindicalistas, instituições parceiras dos municípios trabalhados, representações da BAHIATER e CAR/Governo do Estado da Bahia e todo o seu quadro técnico que atua nos projetos da entidade.

A FUNDIFRAN, fundada em 1971, nasceu com a missão de prestar assistência a famílias, organizações e movimentos sociais, visando promover o desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades situadas no Médio São Francisco, oferecendo serviços de consultoria, capacitação tecnológica e gerencial, planejamento e pesquisa, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento das comunidades locais, em todas as suas dimensões: defesa dos direitos, produção agroecológica, educação ambiental, cultural e de gênero, visando fortalecer a cidadania e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Em 06 de agosto de 2021 a Fundação completou cinco décadas de serviços prestados à população rural, sempre focada na defesa de seus direitos e na inclusão nas políticas públicas socioprodutivas, especialmente das Mulheres Camponesas e das Comunidades e Povos Tradicionais. Com o advento da Pandemia do Coronavírus, de janeiro de 2021 até outubro de 2023, foram realizadas diversas atividades comemorativas dos 50 anos no formato virtual, culminando na semana do aniversário do Rio São Francisco, com o Seminário 50 anos.

O Seminário celebrativo dos 50 Anos deu início com Cléber Eduão, compositor e colaborador da FUNDIFRAN fazendo uma recepção musical para os(s) participantes, catando canções conhecidas da MPB e algumas modas autorais que refletem a realidade do Rio São Francisco. Na sequência, Cléber passou a condução da programação do evento para Claudinéia Santana, atual Diretora Operacional da FUNDIFRAN.

A abertura do evento ficou marcada com saudações e depoimentos sobre a história da FUNDIFRAN e destaques sobre as lutas encampadas com o apoio da entidade em sua trajetória.

Um momento emocionante durante a parte da manhã foram os depoimentos gravados em vídeos de algumas personalidades que tiveram (e tem) contribuições importantes na caminhada da FUNDIFRAN. Destaque para os vídeos de Dom Orlando Dotti, Ex-Bispo da Diocese da Barra e o segundo presidente da Fundação (1978 a 1983), que deu autonomia a Entidade perante a Diocese da Barra, instituidora da Fundação, trazendo em sua fala o conflito das áreas Retiro da Picada/Xique-Xique, marco inicial do apoio da Fundação a centenas de posseiros e sem terra na luta pelo direito legítimo à Terra; Maciel Oliveira (atual presidente do CBHSF), destacando a contribuição da Fundação no processo de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e do comitê afluente dos rios Jacaré/Rio Verde e dos rios Paramirim e Santo Onofre; Anivaldo Miranda (Coordenador CCR-Baixo SF e ex-presidente do CBHSF), em homenagem aos 50 anos da Fundação e sua contribuição na defesa dos direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais do MSF; homenagens de Dom Itamar Vian (ex-bispo da Barra), figura que deu apoio irrestrito aos sem terras e posseiros da Diocese e de Boaventura (ex-presidente da FUNDIFRAN, referência na construção do sindicalismo rural na Bahia e no Brasil).

A mesa de abertura contou com as presenças de Dermeval Gervásio (Diretor-Presidente da FUNDIFRAN); Ednaldo Campos (Coordenador da CCR e Representante Colegiado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco); Gilmário Mendes (Coordenador da CAR Território Velho Chico); Carmem de Miranda Alves (BAHIATER); Jonas Paulo (ex-funcionário da FUNDIFRAN e representante do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social/Casa Civil); Jani da Conceição (CRESOL); José Marcelino (representando ex-diretores da FUNDIFRAN); Edmilton Cerqueira (Secretário Nacional Secretário de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA e ex-diretor da Fundação) e Joeleno Monteiro (FETRAF).

Após falas dos integrantes da mesa de abertura, Isabel de Jesus (assessora pedagógica) coordenou as participações de integrantes da plenária. Dentre os(as) participantes, destaques para as falas de Jonhson (ex-funcionário), Martin (10envolvimento), Tiago (ex-funcionário), Zé das Virgens (ex-Deputado Estadual), Lindaura (Assentamento Manoel Dias - Muquém), Dona Carminha (Aldeia Tuxá - Ibotirama), D. Maria dos Prazeres Alves Souza (STTR - Itaguaçu da Bahia), Antônio Celestino (Assentamento Riacho dos Porcos - Paratinga), João de Deus (Assentamento Nova União - Paratinga), Cristovão (presidente do SINTRAF - Baianópolis), Carmem Miranda (ex-funcionária), Orlando Rosa (equipe FUNDIFRAN), Neguinho do Sindicato da Barra, dentre outros.

Após vários depoimentos, Cléber Eduão destacou as principais ações realizadas em homenagem aos 50 anos da FUNDIFRAN, dentre elas: lives, oficinas, minicursos, primeiros volumes da coleção 50 anos, materiais de comunicação (bonés/chapéus, camisetas, faixas, botons, banners, folders, sacolas).

No último bloco do evento, Dermeval Oliveira, diretor presidente da Entidade, apresentou sínteses dos artigos que compõe os três primeiros volumes da Coleção FUNDIFRAN 50 anos; Vol. 1 – Do Acesso à Terra à Soberania Alimentar: FUNDIFRAN 50 Anos em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora (1971-2021; Vol. 2 – Resistência, Luta e Conquistas das Comunidades Tradicionais de Fundos de Pasto do Território Velho Chico; Vol.3 – Antologia Poética de Cordelistas do Velho Chico & Convidados. (3ª Edição). Para o lançamento da Coleção foram convidados os colaboradores/as presentes para discorrer sobre textos que compõem os volumes publicados, dentre eles Thierry De Burghgrave, cofundador da Fundação, Jonas Paulo (ex-técnico), Nilza Vieira (liderança do Fundo de Pasto) e Dermeval Gervásio (ex-técnico e diretor). Os participantes do evento receberam a Coleção 50 anos, revistas publicadas sobre os resultados dos projetos da entidade, brindes e outros materiais impressos. A publicação da coleção “50 Anos FUNDIFRAN” e o seminário de homenagem e publicação dos livros, tiveram o patrocínio do CBHSF através da Agência Peixe Vivo.

O seminário foi finalizado com a degustação dos produtos das Mulheres Camponesas de diversas comunidades acompanhadas pela Fundação, que participaram do evento e fizeram uma exposição de seus produtos durante o evento.

Já a Noite Cultural aconteceu na Sede da FUNDIFRAN com as participações de vários artistas locais: Adriano Casanova, Reizinho, Gilberto Morais, Gerri Cunha, Cléber Eduão, Vânia Nogueira, Júlio Delfino e convidados(as). O encontro de confraternização foi regado com muitas conversas sobre o passado e o presente da FUNDIFRAN, exposição de peças e fotos antigas. Uma noite de muita alegria e descontração.

O Seminário 50 anos da FUNDIFRAN foi um momento emocionante, com encontros e abraços de amigos(as) que não se viam há décadas, onde a sua história foi contada através dos testemunhos de todos que atuaram como técnicos/as, diretores/as e aqueles/as que foram apoiados na sua luta pelos direitos por um pedaço de terra e por água para o consumo e para a produção. Além das celebrações e homenagens, houve momentos de avaliações e apontamentos para o futuro da instituição.


ALGUNS DEPOIMENTOS:


“Bom dia companheiros e companheiras nesse momento de festa de 50 anos da FUNDIFRAN. Quero lembrar do grande companheiro Gerson. Companheiro que tem uma história na FUNDIFRAN e já foi diretor e é um defensor desta entidade. Companheiro que tem sua história no Sindicato de Paratinga. Companheiro que lutou muito pelo assentamento de Riacho dos Porcos” (Lourinho, Paratinga).

“Parabéns, FUNDIFRAN! Foi muito bom ter participando desse reencontro. Parabéns a toda a equipe atual, fundadores(as), ex-funcionários(as), diretores(as), instituições parceiras e colaboradores(as)” (Josman Pedro, ex-funcionário da FUNDIFRAN).

“Parabéns pra está entidade linda que muito contribuiu é contribui com o desenvolvimento da nossa região. Sua história de luta é resistência ficará marcada na vida de todos(as) que fizeram parte desta caminhada” (Claudineia Santana, Diretora Operacional e membro da equipe técnica FUNDIFRAN)

“Assisti todos os vídeos e me orgulho por fazer parte da grande família FUNDIFRAN. Parabenizo a Comissão de Organização do cinquentenário, bem como a todos que estiveram presentes testemunhando os avanços e descortinando novas possibilidades de continuar a FUNDIFRAN sendo um projeto de vida para o(a) trabalhador(a) rural. Um grande abraço”. (Zé Carlos Barboza, ex-diretor da FUNDIFRAN).

“Foi muito bom ter reencontrado tantas pessoas/lideranças que fazem parte da história da FUNDIFRAN” (Edson Ribeiro, ex-funcionário e colaborador da FUNDIFRAN)

“Agradeço pelo ótimo momento com todos e todas nessa festa dos 50 anos da FUNDIFRAN. Grande abraço!” (Damásio, ex-funcionário da FUNDIFRAN)

“Muito bom ter revisitado um passado que muito me orgulha com vocês que estiveram e estão na minha vida junto com a FUNDIFRAN. Foi marcante pra mim o evento dos 50 anos da FUNDIFRAN. Foi essa entidade quem me fez estar na Bahia e em Ibotirama. Orgulho e gratidão!” (Jonas Paulo, ex-funcionário e colaborador da FUNDIFRAN)

“Bom dia a todas e todos que trabalharam e os que trabalham na FUNDIFRAN. Escrevem a estória desta entidade que ultrapassa as fronteiras regionais. São muitos fatos e mudanças provocadas pela atuação tanto nas comunidades como nas pessoas. Evolução e revolução nos costumes, nas cidades e na proposição de política pública. A caminhada apenas está se renovando e que venham mais 50 anos”. (Taciana Carvalho, Diretora Financeira da FUNDIFRAN)

“Também me emociono com as emoções, alegrias e lembranças compartilhadas nestes 50 anos de vida, de lutas e conquistas da FUNDIFRAN, ao longo das suas cinco décadas de atuação, e dos seus e suas integrantes nas três regiões de atuação da entidade. Sinto-me muito feliz por ter participado da celebração e um privilegiado por ter sido parte dessa história, que me fez o ser humano e o profissional que hoje sou. Obrigado e longa vida longa à FUNDIFRAN, aos sujeitos sociais do campo e dos rios, do cerrado e da caatinga e a todos e todas que fizeram e fazem parte dessa caminhada”. (Claudio Lasa, ex-funcionário da FUNDIFRAN).

“Saudações a tod@s! Nesta celebração de 50 anos, tivemos o coração acariciado por sentimentos nostálgicos e de encorajamento para avançarmos a outros/novos "tempos", aqui e em outras frentes!... Pois, se permitir possuir a FUNDIFRAN no DNA da Militância, é compreender que nossas bandeiras estão para além de interesses individuais, da ocupações momentânea de espaços de poder; é perceber em um "simples" abraço de sujeitos sociais que compartilharam conosco lutas e conquistas, não significa exatamente um agradecimento à figura do/a profissional, mas sim, um convite a repensarmos nossas missões que começaram a partir da caminhadas de outros/as nestes 50 anos e serão continuadas por nossos/as sucessores/as... e, parafraseando um dos depoimentos, compreendemos que, o que foi comemorado não é apenas a temporalidade convencional dos 50 anos da FUNDIFRAN e sim a oportunidade ao convite que consiste em ressignificar a vivência autêntica do ESPIRITO RIO FRANCISCANO que nos banham aos identificarmos como FUNDIFRANIAN@S! Que assim seja!” (Saulo Amorim,  colaborador da FUNDIFRAN)

Mais depoimentos assistam a transmissão completa do Seminário no link:


bottom of page