Seminário Territorial: Fortalecimento do Protagonismo das Mulheres por meio dos Grupos Produtivos
- Equipe FUNDIFRAN
- 18 de mar. de 2023
- 5 min de leitura
Em homenagem as lutas e conquistas das mulheres, nos dias 15 e 16 de Março de 2023, no Hotel Serra do Rio, Ibotirama, foi realizado o Seminário Territorial: Fortalecimento do Protagonismo das Mulheres por meio dos Grupos Produtivos, o qual mobilizou trabalhadoras dos municípios de Ibotirama, Serra do Ramalho, Riacho de Santana, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Brotas de Macaúbas, Paratinga, Carinhanha, Malhada e Bom Jesus da Lapa.

O Seminário proporcionou espaços de diálogo e escuta com vistas à construção de propostas ligadas ao fortalecimento da produção e comercialização de iniciativas de grupos produtivos coordenados pelas mulheres. Foi uma ação planejada e desenvolvida pela FUNDIFRAN/BAHIATER/SDR em parceria com CODETER Velho Chico, Prefeitura Municipal de Ibotirama, e com o apoio de dezenas de parceiros do Território Velho Chico. O Seminário possibilitou encontros de aprendizagens e socialização de experiências, visando o desenvolvimento social, produtivo e político destas mulheres, no sentido de participarem ativamente da construção de políticas públicas, na busca de valorização em seus espaços de gestão e produção.

“Durante esses dois dias tivemos a oportunidade de fazer momentos de escuta com as mulheres, trabalhamos os eixos de produção, insumos, comercialização, qualificação de infraestruturas, ações e propostas para fortalecer cada vez mais esses grupos. E cada vez mais a gente fortalece a nossa agricultura familiar. Nesse evento tivemos a participação das mulheres beneficiadas pelo Projeto ATER Mulher, que são acompanhadas pela FUNDIFRAN em parceria com o Governo do Estado e também mulheres que são assistidas, acompanhados pelo projeto Bahia Produtiva e demais mulheres representantes que vieram de outros municípios e compondo assim esse seminário a nível territorial”, lembrou Silvana Anjos, Coordenadora do Projeto ATER MULHER – FUNDIFRAN.
Para Alexandro Alexsandro de Souza Teixeira, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural de Ibotirama, “Esse evento pra acontecer precisou de vários parceiros do nosso consórcio, as entidades e também o apoio muito forte do município de Ibotirama. Nosso prefeito, Dr. Laércio, sempre se colocou à disposição para contribuir para o fortalecimento das ações das atividades do nosso rural. E principalmente quando se trata de mulheres. O seminário traz uma oportunidade pra gente retomar as discussões territoriais que já há algum tempo a gente não vinha fazendo”.
Para Carmem de Miranda Alves, Coordenadora Técnica da BAHIATER, que tem uma atuação na Diretoria de Inovação e Sustentabilidade, o Seminário representou momentos de partilha, formação, reflexão e organização, envolvendo agricultoras de quase todos os municípios do Velho Chico. “A gente fica só feliz em saber que o Governo da Bahia através da BAHIATER está contribuindo no processo de conquista de autonomia e auto-organização dessas mulheres, através do Projeto ATER Mulher que é executado aqui no território pela FUNDIFRAN. E aí eu não poderia deixar de falar da caderneta agroecológica, os depoimentos aqui das mulheres relacionados à caderneta são extraordinários. Realmente a gente percebe que, quando uma ferramenta se torna uma política pública, ela possibilita que as mulheres se percebam como agricultoras, como mulheres que contribuem na renda da família”, ressaltou Carmem.
O Seminário teve como principais resultados a construção de propostas que garantam e viabilizem o acesso dos grupos de mulheres a mercados, bem como que os auxiliem na produção/insumos, infraestrutura e comercialização. Todas essas demandas serão encaminhadas para os órgãos competentes e incluídas no PPA – Plano Plurianual. Serão encaminhadas, também, através de uma carta assinada por todas as mulheres presentes, tendo como intuito a criação de um Fórum Territorial denominado “As Franciscanas do Território Velho Chico”, a fim de propor Concertação e Proposição de Políticas Públicas para as Mulheres.
Ivani Santos, Secretária de Agricultura de Carinhanha, destacou a importância em participar do Seminário no Território Velho Chico: “atravessamos fronteiras para participar de um momento tão importante onde foram discutidas ações, a carta aberta, a questão da constituição do nosso fórum, onde teve troca de experiências, valorização das mulheres (...) então parabéns a FUNDIFRAN, a BAHIATER, CAR, os órgãos do Governo do Estado e parceiros que nessa junção conseguiram realizar esse evento tão importante pra todas nós mulheres”.
Deste modo, o Seminário assegurou um valioso espaço, que tem sido historicamente escasso para as expressões e falas das mulheres, fortalecendo assim o vínculo entre os grupos produtivos no Território através de conhecimentos compartilhados, vivências e trocas de experiências.

Natilde Soares de Souza, Comunidade Agrovila 12, Serra do Ramalho – Beneficiária do Projeto ATER MULHER, agradeceu a equipe de ATER da FUNDIFRAN e destacou: “Eu participo do ATER Mulher/FUNDIFRAN. É quem está me dando esse suporte. A FUNDIFRAN me convidou e eu fui pra Salvador o ano passado, e a agora esse encontro aqui pra mim está sendo muito bom, esse encontro de mulheres tomando as decisões”.
Nas palavras de Ana Maria Ribeiro da Silva Araújo, mais conhecida por Neta do Doce da Comunidade de Araci, Brotas de Macaúbas: “Eu vim representando o “Grupo Arte Doces” que existe na comunidade há dezessete anos, onde a gente trabalha com a produção de doces, polpas de frutas, geleias, a gente faz também bolos confeitados, a gente tá fazendo pão também para merenda escolar, ginete, todos esses produtos a gente trabalha. A gente já conseguiu um projeto, envolvendo uma cozinha industrial, um carro, maquinários, fogão, mesa, balança, liquidificador, destopadeira. Somos um grupo pequeno que está sendo acompanhado pela FUNDIFRAN. E esse evento está sendo maravilhoso. Valeu a pena ter saído de casa esses dois dias”. (Ana Maria Ribeiro da Silva Araújo, Comunidade ARACI, Brotas de Macaúbas – Beneficiária do Projeto ATER MULHER).
Para Grace Kelly “está sendo uma experiência muito enriquecedora, muito linda, sendo no mês de março que é o mês da mulher, um mês muito significativo pra todas nós, então é muito positivo trocar experiências, conhecer mulheres com tanto histórico, com tanto conhecimento, com saber popular”. (Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor/Secretaria Municipal de Agricultura de Bom Jesus da Lapa).
“Vou levar pra minha comunidade um grande aprendizado e a vontade de crescer, colocar o meu grupo para se fortalecer, através da mensagem que eu vou passar para ele, do que eu aprendi aqui e aquilo que eu vi”. (Rosirene Ribeiro Oliveira dos Santos, Comunidade de Poços de Santo Antônio, Lagoa do Jacaré, município de Paratinga - Beneficiária do Projeto Bahia Produtiva).
“Gostaria de parabenizar todas as pessoas que se envolveram nesse Seminário de Fortalecimento das Mulheres por meio dos Grupos Produtivos do Território Velho Chico. O evento foi importante para um novo momento do território que as mulheres estão cada vez mais organizadas e pensando em como fortalecer os grupos produtivos e ter o nosso protagonismo sendo respeitado e contribuindo no processo desenvolvido regional”. (Valéria Porto, Quilombo Pau Darco e Parateca, representante da Secretaria de Agricultura do município de Malhada).
O Seminário Territorial: Fortalecimento do Protagonismo das Mulheres por meio dos Grupos Produtivos teve diversos parceiros e colaboradores(as), desde o processo de apoio no transporte das participantes até o apoio técnico e financeiro. Dentre os principais parceiros, destaque para: Governo do Estado da Bahia, através da SDR/BAHIATER/CAR/SPM; Consórcio Multifinalitário Velho Chico; SEBRAE; Hotel Serra do Rio; CET em Movimento/CAR; Prefeitura Municipal de Ibotirama através da Sec. de Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural; Prefeitura Municipal de Serra do Ramalho, através da Secretaria de Agricultura; Prefeitura Municipal de Riacho de Santana, através da Secretaria de Agricultura; Prefeitura Municipal de Muquém do São Francisco, através da Secretaria de Agricultura; Prefeitura Municipal de Oliveira dos Brejinhos, através da Secretaria de Agricultura; Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas, através da Secretaria de Agricultura; Prefeitura Municipal de Paratinga, através da Secretaria de Assistência Social; Maria Xavier- Vereadora de Paratinga; Prefeitura Municipal de Carinhanha, através da Secretaria de Agricultura; Prefeitura Municipal de Malhada, através da Secretaria de Agricultura; Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria de Agricultura; Marcel do Vale Wanderley– Secretário de Agricultura de Cocos e Coordenador do CODETER Velho Chico; L/Carros- Lica de Serra do Ramalho e Supermercado Feliz- Dhjeich.

Equipe de Comunicação da FUNDIFRAN, 18/03/23
Yorumlar